Rádio Mundial

Notícia

“Viver Mais” busca reeducar hábitos alimentares dos colaboradores da Unimed Noroeste/RS

Reeducar hábitos alimentares, eliminar excesso de peso, saber usar os alimentos de forma correta no preparo de pratos e reduzir complicações de saúde. Estas são algumas das metas dos participantes da sétima edição do programa “Viver Mais”. Desenvolvido pela Unimed Noroeste/RS, é destinado a colaboradores e familiares, integrando parte das diretrizes corporativas que visam desenvolver uma organização baseada em propósitos de uma medicina cuidadora e da valorização das pessoas.

O novo grupo de reeducação alimentar teve seu primeiro encontro nesta quinta-feira, 5, quando conheceram os objetivos do programa e as atividades que serão realizadas nos seis encontros. A nutricionista da Cooperativa Médica, Betina Cassarotti, destacou que ao longo da história a alimentação demarcou etapas do processo evolutivo do homem. Inicialmente o homem limitava-se à caça, pesca e coleta de vegetais e, posteriormente, houve a adaptação da produção de plantas e animais. “Nos últimos 40 anos, de um modo geral, temos tido mais acesso aos alimentos, seja pelo aumento da produção, pela melhora do poder aquisitivo e predomínio das aglomerações urbanas”, explicou Betina.

A nutricionista abordou ainda sobre a obesidade, as doenças causadas por ela e sobre as enfermidades ocasionadas pela má alimentação. Alertou que os pais devem ter cuidados com os alimentos oferecidos para as crianças até os dois anos de idade, uma vez que alguns alimentos dados precocemente nesta fase podem influenciar no ganho de peso e nos hábitos alimentares na vida adulta.

O encontro também contou com orientação da educadora física Vanusa Nicoletti, sobre “Atividade Física na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”. A colaboradora explicou que é importante entender

As diferenças entre atividade e exercício físico. Atividade física compreende dançar, passear com o cachorro, lavar o carro, por exemplo. Já o exercício físico envolve aulas de ginástica, musculação, caminhadas ou corridas. Sua abordagem contemplou ainda atividade para avaliar o estilo de vida dos participantes.

Os encontros do “Viver Mais” serão realizados semanalmente. O próximo ocorre na quinta-feira, 12.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed

Data da publicação: 2013-09-09