Rádio Mundial

Notícia

Viver Mais orienta hábitos saudáveis e equilíbrio emocional na alimentação

A escolha por alimentos saudáveis foi a temática abordada durante o encontro da semana passada do programa Viver Mais, desenvolvido pela Unimed Noroeste/RS, por meio do Departamento de Medicina Preventiva. Na oportunidade, a nutricionista da Cooperativa, Betina Cassarotti, alertou sobre os alimentos considerados “perigosos”, que são aqueles que possuem altos níveis de sódio, gordura e açúcar. A profissional apresentou em quais alimentos essas substâncias são encontradas, além de esclarecer sobre a quantidade diária que deve ser consumida e as consequências do consumo excessivo.

Para fazer escolhas mais saudáveis na alimentação, algumas sugestões podem ser observadas. Passar a realizar refeições em pratos menores, manter os alimentos não nutritivos guardados em vasilhas escuras, colocar os alimentos saudáveis à vista, na mesa ou sobre o balcão da cozinha, estão entre as recomendações. Além disso, não comer assistindo televisão ou manuseando computador, servir quantidades menores de alimentos, mastigar bem e não levar as panelas, nem as travessas para a mesa, também estão entre as sugestões apresentadas. A nutricionista ainda orientou sobre a manipulação e conservação dos alimentos, além de apresentar dicas de atitudes e sugestões de cardápios que podem ser incorporados na alimentação diária.

O encontro também contou com a participação da psicóloga da Cooperativa Médica, Patrícia Fengler, que abordou as diferentes representações que o individuo possui de si mesmo. A profissional evidenciou questões relacionadas às satisfações e insatisfações com o corpo, o descontentamento relacionado ao peso, que muitas vezes levam a pessoa a uma imagem corporal negativa. “Manter uma vida saudável consiste na mudança de hábitos alimentares, atividade física e equilíbrio

emocional”, completa. Conforme a psicóloga, é preciso ter atenção, pois muitas vezes pessoas se alimentam como forma de reduzir a ansiedade. “Após um dia estressante elas acreditam que merecem comer algo calórico e gorduroso, como um bife com batatas fritas”, comenta.

Encerramento – O programa Viver Mais é oferecido aos colaboradores e familiares visando incentivar a prática de hábitos saudáveis. Nesta quinta-feira, 10, acontece o encerramento dos encontros, a partir das 19h, na Sede Social da Cooperativa. Na oportunidade será realizada a atividade prática chamada “Cozinha Experimental”.

Fonte: Assessoria de Comunicação UNIMED

Data da publicação: 2013-10-10