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XXIII Enaced terá início na próxima segunda-feira no campus Iju
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Terá início, na próxima semana, o XXIII Enaced – Encontro Nacional de Educação. O evento acontecerá entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no campus da Unijuí, em Ijuí, em paralelo com o III Siepe – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, e com o V Enteci – Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado.

A atividade marca os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC, tendo como tema principal “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: Contribuições ao Debate Educacional”. A abertura o evento inicia às 8h, no Salão de Atos, e contará com a palestra “Ciência e Democracia: as contribuições da educação”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP).

Além da palestra, no mesmo dia acontecem três mesas redondas. A primeira será às 13h45, com o tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí – mediadora). A segunda mesa redonda do dia terá o tema “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, que acontecerá às 16h, com com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal’Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí – mediadora).

Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz. Além do primeiro dia, estão previstas a realização de novas mesas redondas e apresentação de trabalho nos dias 1 e 2 de outubro. A programação completa, bem como a lista dos trabalhos aprovados e a ordem de apresentação podem ser conferidas na página do evento, no site da Unijuí.

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação – 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.

fonte- ascom unijui