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TCU mira gastos da Secom com propaganda
TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu 180 dias para que a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) passe a estabelecer critérios de controle de gastos e definição de metas em contratos de propaganda do governo. Uma auditoria constatou falta de parâmetros objetivos para orçar peças publicitárias e medir sua eficiência nas gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).

Procurado, o Palácio do Planalto não havia respondido até a noite desta quinta-feira. Entre as determinações, estão a inclusão de parâmetros padronizados para a definição de como se chegou ao valor estimado para o custo inicial da campanha e a incorporação de métricas para mensuração de resultados. A Secom deverá ainda publicar documentos com informações detalhadas de acordos com agências de publicidade.

Foram analisadas 15 campanhas realizadas entre 2018 e 2023 nas quais foram gastos R$ 542,8 milhões. Em todos os governos desse período, foram encontradas inconsistências que, segundo o TCU, podem levar à ineficiência no uso do dinheiro público. As despesas com publicidade cresceram desde o início da coleta dos dados e atingiram o pico em 2023, quando foram destinados R$ 379 milhões às ações de marketing do governo. Os gastos da Secom com publicidade se avolumaram desde de 2021. De lá para cá, as despesas cresceram 200%.

FONTE- CORREIO DO POVO